‘Aliar uma Solidão a Outra’, de André Silva, Joana BC e Patrícia Geraldes [+]

Uma proposta de exposição que se desafia a si mesma.

Um conjunto de obras produzidas por um pequeno núcleo de artistas cujas práticas se cruzam nas conversas partilhadas, nas afinidades e nos desejos em comum.

André Silva, Joana BC e Patrícia Geraldes exploram diferentes abordagens na possibilidade de experimentar uma solidão que é mais do que estar/ser sozinho; tanto pode ser autobiográfica, interior, espiritual e/ou catártica, como estar aliada a uma solidão coletiva e essa, todos nós (re)conhecemos de uma forma ou de outra. Com práticas de atelier completamente distintas, geografias opostas e matérias primas aparentemente sem elos comuns, os artistas preparam para a Sede um conjunto de pinturas, instalações, esculturas, objetos e processos criativos inéditos. Tanto em continuidade com mostras anteriores, como em corte total com séries antecessoras, André, Joana e Patrícia estão na verdade interessados naquilo que as suas peças podem dizer umas às outras. Em silêncio, dentro da galeria, quando já não está ninguém.

A proposta curatorial encontra a sua estrutura numa partilha sensível, um detalhe que os três têm em comum, talvez sem se aperceberem: a grande ironia com que experimentam a vida, o sarcasmo implícito nalgumas peças que criam, o tempo que demoram a criar que se arrasta pelas vidas paralelas (pelas caminhadas na natureza, residências no estrangeiro ou a coabitação com o ensino artístico a crianças) e ainda um lado lúdico – quase de jogo – com que fazem convites de “piscar de olho” aos visitantes.

De forma solitária, estes artistas começaram a fazer a sua própria curadoria: o que desejam que o público conheça do que andam a fazer, o que está a surgir de novo, as viagens, as mudanças, as rotinas que lhes dão origem. E, entretanto, surge a conversa, naturalmente.

Começa num descomprometido chat de grupo e vai naturalmente delinear a proposta, crescendo até se tornar numa espécie de conceito chave desta curadoria: é possível conciliar as práticas individuais de artistas distintos e absolutamente contemporâneos, sem atropelos e desequilíbrios? Nós achamos que sim.

A conversa entre os artistas não pára, há sempre novos temas e posicionamentos. Iremos continuá-la no espaço expositivo d’ªSede a partir do dia 5 de novembro 2022. Venham conversar connosco.

Joana Mendonça

*****

Exposição coletiva de André Silva, Joana BC e Patrícia Geraldes /

Curadoria de Joana Mendonça /

5 de Novembro (até 7 de Janeiro) /

16h30 -19h30 /

Entrada livre /

ªSede /

Rua S. Roque da Lameira, 1435 /

Porto /

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s